sexta-feira, março 23, 2012

#EngHav tocando

Engenheiros do Hawaii.
História: Quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS - Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) - resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. O primeiro show da banda foi em 11 de janeiro de 1985. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa. Começaram a surgir propostas para novos shows e, após, algumas apresentações em palcos alternativos de Porto Alegre juntamente com uma série de shows pelo interior do Rio Grande do Sul. A banda, em menos de quatro meses de carreira já consegue gravar duas músicas na coletânea Rock Grande do Sul (1985) com diversas bandas gaúchas, em razão de uma das bandas vencedoras do concurso adicionador à coletânea ter desistido da participação do álbum na última hora. Os Engenheiros lançam o disco A Revolta dos Dândis, em 1987. A banda muda o direcionamento temático, iniciando uma trilogia baseada no rock progressivo, com discos com repetições de temas gráficos e musicais e letras em que ocorre a auto-citação. Os arranjos musicais são influenciados pelo rock dos anos 60, as letras são críticas, com ocorrência de várias antíteses e paradoxos e aparecem citações literárias de filósofos, como Camus e Sartre. Destaque para os hits "Infinita Highway", "Terra de Gigantes", "Refrão de Bolero".
Conheço desde: Faz muito tempo que ouço Engenheiros. Minha mãe tinha CDs e me incentivava a ouvir as músicas deles. Meu tio que já faleceu (love you ♥) era apaixonado pela canção "Pra ser sincero", tanto que é uma das minhas preferidas. E recentemente, Engenheiros do Hawaii entrou na minha vida novamente. Meu ex-namorado gostava muito da banda, então compartilhamos algumas canções.
Melhores canções: 
Refrão de um bolero

Pose


Dom Quixote

Terra de Gigantes/Números

Infinita Highway

Armas químicas e poemas


Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones

Eu que não amo você


Terceira do plural


Outras frequências

Nenhum comentário:

Postar um comentário