domingo, dezembro 25, 2011

Action no photoscape :: Afinar o rosto e efeito vintage

Olá lindinhas e lindinhos! Hoje enquanto eu procurava uma foto bonitinha (a.k.a. decente) pra colocar como avatar no Twitter novo que eu fiz pro blog (Segue aqui!, e deixa o teu nos comentários que eu sigo também :] ), eu decidi montar uma "action" com o PhotoScape. Há alguns dias atrás, me pediram pra fazer uma edição pra que parecesse de máquina lomográfica e vintage. Realmente a edição ficou bem "fiel" ao pedido, (esqueci de publicar, sorry) usando apenas o Auto Nível e o Auto Contraste, em níveis bem altos. Não é garantia que fique bom em todas as fotos, mas geralmente funciona.
Eu, por amar fotografias, me obriguei a aprender a editar fotos. Já tentei o PhotoShop, mas não me adaptei. Já recorri ao PhotoFiltre pra fazer PNG's, e não me adaptei. O único que satisfaz os meus anseios é o PhotoScape. O mais simples, o que todo mundo têm.
A "action" que eu preparei hoje, traz o efeito vintage junto com uma vantagem enorme: afinar o rosto. Eu tenho uma foto (essa usada para demonstrar o post) que eu não consigo usar porque meu rosto ficou tipo uma plataforma panorâmica. Eu tirei ela há um ano atrás, um pouco mais ou um pouco menos, sei que a câmera não era minha, era do meu ex-namorado. Pra quem interessar, é uma Canon EOS Rebel XSi, E-X-C- E-L-E-N-T-E, se a minha opinião importa. No final do post eu coloco mais umas fotos que foram tiradas com ela pra vocês terem uma noção da qualidade. Vamos pro post em si? É só clicar em continuar lento, ali em baixo das postagens recomendadas. :]


OBS: É importante que, para seguir exatamente os mesmo passos do Tutorial a seguir, sua foto precisa estar num tamanho bem grande. Por exemplo, se a sua câmera for de 10.0MP pra cima. Se for inferior a 10.0MP, modere para menos as suas ações. 
1. Abra o PhotoScape. Selecione o Editor e abra a foto que você deseja. 
 2.Clique em Alto Nível, e selecione a opção alto.
 3. Clique em Auto Contraste, e selecione a opção alto. Você pode não perceber mudança, mas confia em mim, dá uma diferença bem legal. :)
 4. Clique em Afina e selecione um número médio. Você pode escolher o treze, por exemplo, se desejar que a foto fique bem definida. Caso ela já tenha uma definição OK, é só pegar um número tipo o oito, que foi o que eu escolhi.
 5. Clique em Desfoque inteligente (Apaga visual), e selecione um número à sua escolha. No caso dessa ferramenta, (como você vai ver na próxima imagem, depois da que está abaixo) dá pra visualizar conforme vai encontrando um número que se adapte.

 6. Clique em Avivar e vá arrumando os vetores conforme a sua preferência. Você consegue visualizar cada ação ates de aplicá-la.
 7. Clique em Brilho, Cor e ajuste os vetores conforme a sua vontade. O vetor "Saturação", conforme você aumenta, mais colorida fica a sua foto. Se você tiver olhos claros ou fizer uma maquiagem mais colorida e tenha vontade de destacá-la, aumente um pouco (seja moderada / moderado, por favor) o vetor. Dá um efeito lindo!
 8. Clique em Filtro, logo depois em Redução de ruído. Conforme a sua foto estiver com 'defeitinhos', modere a intensidade. Eu usei o baixo porque essa foto não tinha muitos defeitos estéticos. Até espinha dá pra tirar com esse recurso. Só tome cuidado pra não ficar artificial.
 9. Clique em Filtro, Efeito filme e depois em Cinema Baixo, pra dar um contraste diferente. Dá pra usar um Processo Cruzado baixo também, mas nesse caso eu não optei.
 10. Clique em Filtro, Efeito Filme, Agfa médio, pra dar uma 'envelhecida' na foto. Você irá perceber que vai ficar meio 'verdinha' a imagem, mas é o efeito mesmo.
 11. Já com o Efeito Agfa, e a imagem mais envelhecidinha, vamos redimensioná-la pra não demorar tanto nos carregamentos e pra corrigir a largura do rosto. Clique em Redimensionar e desmarque a opção Preserve o aspecto de proporsão. Ai você irá diminuir a largura sem mexer na altura. OBS: Primeiro coloque a sua imagem em algo em torno de 1000 na maior das medidas, só depois diminua a largura, como eu disse acima. 
12. Salve a sua imagem na pasta desejada. 


Agora as fotos com a Canon EOS Rebel XSi que eu comentei lá em cima. 
Com flash

Com flash e opção lomográfica (capta movimentos sensíveis)

Com flash
Sem flash, lugar fechado (carro) 
Sem flash 
Com flash, editada.

Sem flash, tremida :x  
Com flash, só coloquei bordinha, assinatura e o efeito agfa baixo. 

Com flash . Cores fortes


3 comentários:

Thalita Santos disse...

Olá Raíssa, adorei as dicas. E as fotos estão todas lindas.

Obrigada pelo comentário lá no blog.
Beijo!
Adorei aqui!

Unknown disse...

Muito legal adorei...obrigada pelas dicas!! ^^

Evandro disse...

llliiiindaa :3 :3

Postar um comentário