domingo, janeiro 08, 2012

#Resenhei: Anjos e demônios

Trouxe uma resenha de um dos meus preferidos desse ano. Uma história envolvente pra caramba e consagrada mundialmente. Li ano passado, nas férias de julho, mas só me veio à tona agora a ideia da resenha. 

Sinopse da Editora Sextante: Antes de decifrar 'O Código Da Vinci', Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em 'Anjos e Demônios', quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável - a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em 'Anjos e Demônios', Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.

Minha sinopse: Uma antiga seita ressurge na bela Roma. Os Illuminatti ameaçam explodir o Vaticano com uma nova substância, chamada Antimatéria, que tem teor pra dilacerar a Cidade-Estado. Além do terror causado pela apeaça da explosão, quatro carteais foram sequestrados às vesperas de um conclave, quinze dias após a morte do último Papa. Langdon entra no meio disso tudo, desvendando o Caminho da Iluminação, que fora criado quatocentos anos atrás por Galileu e Bernini. Eliminando todos os suspeitos possíveis, Langdon nos surpreende com o real culpado

Minha opinião: São capítulos bem curtos, com diferentes narradores, fazendo com que o enredo tenha um ritmo eletrizante e ao mesmo tempo leve, assim sendo, o leitor não cansa e a leitura flui com bom grado. Surpreendente desde as primeiras linhas, prendendo-te até o final. Todos os fatos se desenvolvem de forma tão incrível que o leitor fica inebriado com toda a ação que se desenrola. Brown explora a velha Roma e o místico Vaticano de uma maneira inédita, revelando detalhes sobre a história da Igreja Católica e sobre a Seita Illuminatti que eram totalmente desconhecidos por mim. É um livro de alta qualidade, um enredo que agrega muito a quem quer conhecer mais sobre Cultura Romana e Arquitetura Italiana, eu mesma levei um banho de informações maravilhosas. Muitos mistérios sutis são desvendados, trazendo a tona uma história completamente diferente da que conhecemos e aprendemos normalmente. Personagens bem montados, fatos bem costurados, trama envolvente, cenários místicos. Muito bem escrito. 

Um pouquinho da história: Robert Langdon é um famoso simbologista, formado em Harvard. Ele é chamado à Suiça devido a morte de um cientista. Leonardo Vettra trazia a palavra 'ILLUMINATTI' marcada a ferro quente em seu peito. Ele havia criado uma quantidade intrigante e perigosa de antimatéria (uma substância que destrói átomos), a pedido de sua filha, Vittória Vettra. Ela acompanha Langdon até o Vaticano, por dica do Hassassin, para que possam encontrar o Tubo de Antimatéria, que foi a causa da morte de Leonardo. O Hassassin, que diz ser o mensageiro dos Illuminatti, informa que encontrariam o tubo no Vaticano, mas que se não o fizessem em 24 horas toda a cidade iria pelos ares, graças ao destrutivo poder da Antimatéria. (Vale ressaltar que a antimatéria fora criada a partir do nada, fato que era inconcebível.) Já no Vaticano, o chefe da Guarda Suíça (Os seguranças do vaticano) revela a Langdon e Vittoria que quatro cardeais, o quatro Preferitti. O Hassassin se comunica com o antigo camerlengo e diz que os cardeais serão mortos um a cada hora, a partir das 19:00. Langdon tem acesso aos arquivos do Vaticano e descobre um fólio de Galileu que contém informações sobre o Caminho da Iluminação. O professor acha que os cardeais serão mortos nesses quatro marcos. Langdon e Vittoria, juntamente com alguns membros da Guarda Suíça, saem por Roma, tentando descobrir quais são os marcos da Iluminação e evitando que os cardeais sejam mortos. Os dois primeiros eles não conseguem salvar. Já no terceiro, chegam a tempo de vê-lo morrer. Langdon até tenta salvá-lo, mas não consegue e quase morre. O Hassassin sequestra Vittoria. O quatro cardeal, e o mais importante preferitti, é salvo, mas novamente Langdon é quase morto. [...]

Vou deixar o resto em aberto, até porque não quero que vocês descubram o final. Ou melhor, não será por mim que vocês descobrirão. 
Dan Brown é o consagrado autor de "O código Da Vinci". Todos os seus livros já estiveram na lista dos mais vendidos. Sua esposa o ajuda nas pesquisas para seus livros. Mora em New England, EUA.

Um comentário:

Caio Rodrigues disse...

Estou louco para ler o livro desde que lançou o filme nos cinemas. Adorei a resenha e que bom que gostou, mais um isentivo para comprar \o

Beijos
http://linhasdeencanto.blogspot.com/

Postar um comentário